Gugu Nader alerta para os riscos de desequilíbrio financeiro em futuras disputas eleitorais
Na fase de apreciação da Ordem do Dia da sessão deliberativa ordinária desta quarta-feira, 1º, no Plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela, o deputado Gugu Nader (Avante) utilizou a tribuna para fazer um alerta sobre o que classificou como riscos de desequilíbrio nas próximas disputas eleitorais. O parlamentar chamou atenção para a necessidade de garantir a democracia interna e evitar práticas que, segundo ele, poderiam resultar em prejuízos políticos para candidatos e partidos.
Gugu explicou que a expressão utilizada em sua fala no dia de ontem, sobre canibalismo eleitoral. "Canibalismo eleitoral é o que pode acontecer aqui, na Assembleia e em todas as assembleias, onde não houver a democracia da disputa”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a formação de chapas eleitorais de forma concentrada, sem distribuição equilibrada de candidaturas, pode levar a perdas expressivas de votos. “De cada cinco candidatos fortes, três sobrevivem e dois morrem”, exemplificou, ao calcular que a concentração de nomes pode gerar desperdício de votos e enfraquecimento de grupos políticos.
Gugu reforçou que a eleição deve ser tratada como um processo democrático no qual todos tenham o direito de disputar em condições justas. “Se há democracia na eleição, tem que ser formado chapas distribuindo o número de candidatos, aí sim eu acredito numa eleição justa”, declarou.
Ao encerrar sua fala, o deputado destacou que continuará trazendo o tema ao debate parlamentar para que haja maior responsabilidade e equilíbrio na composição das chapas.