Espaço Cultural expõe obras de pintor peruano
No próximo mês, a Assembléia vai receber um estilo de arte ainda pouco difundido em Goiânia. Original do Peru, a arte cusquenha será exposta no saguão da Casa de 21 a 23 de outubro, por iniciativa do Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI).
Cerca de 15 quadros do pintor peruano Victor Hugo Bravo Romero irão mostrar ao público goiano um pouco dessa arte que une a cultura Inca com a européia e retrata principalmente temas religiosos.
Victor Hugo Romero acredita que este espaço aberto pela Casa é fundamental para que as diferentes culturas possam se encontrar. “Este intercâmbio cultural deve existir, ainda mais em um espaço público como é a Assembléia”, constata o pintor.
Victor Hugo Romero nasceu em Cuzco, no Peru, e vive atualmente em Brasília. O artista, que produz este tipo de obra há 20 anos, é doutor em Sociologia pela Universidade de Santiago de Compostela, localizada na Espanha, membro do Instituto Nacional de Cultura, com sede em Cuzco, e já expôs sua arte nos Estados Unidos, Canadá e na Europa.
Arte Cusquenha
Quando a cidade de Cuzco foi conquistada pelos espanhóis, em 1534, inicia-se uma nova etapa na história da arte local. A pintura cusquenha surge como arte eclesiástica, com finalidade catequética, ou seja, o intuito de converter a população nativa ao catolicismo.
A arte cusquenha recebeu também influência cultural dos Incas, tornando-se uma fusão entre dois estilos. O Espanhol, retratando os motivos religiosos, e o Inca, que contribuiu com suas cores mais vivas e imagens distorcidas.