Apoio da SSP-GO
Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Violações de Direitos dos Menores se reuniram, na tarde desta segunda-feira, 3, com o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, para informá-lo oficialmente da existência da Comissão e pedir que a Secretaria facilite a obtenção de informações que vão contribuir para as investigações em andamento. Estiveram na sede da Secretaria de Segurança Pública o presidente da Comissão, o deputado Carlos Antonio (SD), a vice-presidente, a deputada Adriana Accorsi (PT), a relatora Isaura Lemos (PC do B), além de outro integrante titular, o deputado Lincoln Tejota (PSD).
Ao final do encontro, o presidente Carlos Antonio destacou a relevância da reunião. “A Secretaria tem um papel importante no fornecimento de informações e indo além, fazendo com que os inquéritos que porventura não tenham sido remetidos ao Judiciário sejam enviados o mais rápido possível. A parceria entre a Secretaria e a CPI vai fazer com que o trabalho evolua muito mais rápido e com muito mais precisão”, afirmou.
Para Joaquim Mesquita é necessário, primeiramente, priorizar aquelas investigações que foram apontadas pela CPI como importantes e passíveis dessa priorização. “Recebemos aqui, hoje, deputados que estão se dedicando a esta temática que atende os anseios da população, visando coibir e identificar situações de vulnerabilidade e de abuso de crianças e adolescentes. Temos uma grande preocupação com isso. Eu manifestei aos deputados a disposição da Secretaria no pronto e pleno atendimento de requisições de informação e na orientação da participação nas audiências públicas de nossos delegados regionais para que possam ouvir e também contribuir com a discussão regionalizada do assunto”, disse o secretário.
De acordo com a deputada Delegada Adriana Accorsi, é preciso que os agentes envolvidos possam atuar com muito rigor, e buscar implementar uma estrutura adequada ao atendimento desses casos de violação dos direitos dos menores e conscientizar a população para que façam denúncias com o intuito de responsabilizar os agressores. “Precisamos ter um avanço nas políticas públicas de atendimento das crianças e das famílias vítimas no Estado de Goiás. Queremos que esta CPI possa possibilitar um avanço neste sentido, a partir das informações que conseguirmos levantar em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, com a Polícia Civil e Polícia Técnica”, emendou.
Já a deputada Isaura Lemos frisou que a Secretaria de Segurança Pública pode, junto às delegacias que atendem crianças e adolescentes, conscientizar os delegados e policiais de como tratar esses casos. “Nós sabemos que uma criança quando chega a fazer uma denúncia de abuso sexual está sofrendo muito. A maioria, infelizmente, não denuncia. E temos que conscientizar e incentivar a sociedade a fazer denúncias”, finalizou.