Ícone alego digital Ícone alego digital

Apoio da SSP-GO

03 de Agosto de 2015 às 18:23
Crédito: Carlos Costa
Apoio da SSP-GO
Reunião dos membros da CPI com o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.
Membros da CPI da Violência contra Menores se reúnem com secretário Joaquim Mesquita. Eles querem apoio na obtenção de dados.

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Violações de Direitos dos Menores se reuniram, na tarde desta segunda-feira, 3, com o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, para informá-lo oficialmente da existência da Comissão e pedir que a Secretaria facilite a obtenção de informações que vão contribuir para as investigações em andamento. Estiveram na sede da Secretaria de Segurança Pública o presidente da Comissão, o deputado Carlos Antonio (SD), a vice-presidente, a deputada Adriana Accorsi (PT), a relatora Isaura Lemos (PC do B), além de outro integrante titular, o deputado Lincoln Tejota (PSD).

Ao final do encontro, o presidente Carlos Antonio destacou a relevância da reunião. “A Secretaria tem um papel importante no fornecimento de informações e indo além, fazendo com que os inquéritos que porventura não tenham sido remetidos ao Judiciário sejam enviados o mais rápido possível. A parceria entre a Secretaria e a CPI vai fazer com que o trabalho evolua muito mais rápido e com muito mais precisão”, afirmou.

Para Joaquim Mesquita é necessário, primeiramente, priorizar aquelas investigações que foram apontadas pela CPI como importantes e passíveis dessa priorização. “Recebemos aqui, hoje, deputados que estão se dedicando a esta temática que atende os anseios da população, visando coibir e identificar situações de vulnerabilidade e de abuso de crianças e adolescentes. Temos uma grande preocupação com isso. Eu manifestei aos deputados a disposição da Secretaria no pronto e pleno atendimento de requisições de informação e na orientação da participação nas audiências públicas de nossos delegados regionais para que possam ouvir e também contribuir com a discussão regionalizada do assunto”, disse o secretário.

De acordo com a deputada Delegada Adriana Accorsi, é preciso que os agentes envolvidos possam atuar com muito rigor, e buscar implementar uma estrutura adequada ao atendimento desses casos de violação dos direitos dos menores e conscientizar a população para que façam denúncias com o intuito de responsabilizar os agressores. “Precisamos ter um avanço nas políticas públicas de atendimento das crianças e das famílias vítimas no Estado de Goiás. Queremos que esta CPI possa possibilitar um avanço neste sentido, a partir das informações que conseguirmos levantar em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, com a Polícia Civil e Polícia Técnica”, emendou.

Já a deputada Isaura Lemos frisou que a Secretaria de Segurança Pública pode, junto às delegacias que atendem crianças e adolescentes, conscientizar os delegados e policiais de como tratar esses casos. “Nós sabemos que uma criança quando chega a fazer uma denúncia de abuso sexual está sofrendo muito. A maioria, infelizmente, não denuncia. E temos que conscientizar e incentivar a sociedade a fazer denúncias”, finalizou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.