Visita técnica à Iquego
Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Sebba, líder da bancada do PSDB, fez visita técnica nesta quinta-feira, 6, à Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego). O parlamentar ficou impressionado com o parque industrial do órgão e assumiu compromisso de divulgar junto aos prefeitos goianos as facilidades para aquisição dos medicamentos fabricados ali.
Gustavo, juntamente com representantes dos deputados Dr. Antônio (PDT) e Talles Barreto (PTB), foram recebidos pelo chefe de gabinete e vice-presidente da Iquego, Pedro Batista, pelo diretor comercial, José Macedo, e por Luciana Paula, assessora da Presidência. A presidente do órgão, Andrea Vecci, e os diretores Fritz Kasbaum (Industrial), Daniel Jesus (P&D) e Wellington Matos (Novos Negócios), também participaram da reunião, além de Sônia Ferreira, representante da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).
Depois da exibição de um vídeo constitucional, fizeram uso da palavra Pedro Batista, Macedo, Kasbaum e Andrea Vecci, que prestaram esclarecimentos sobre cada área da empresa. Eles ressaltaram o esforço da Iquego, que inicia uma campanha de 90 dias, com 74 servidores com contratos temporários, para repor a produção e cumprir prazos de entregas.
Enfatizaram também o trabalho que está sendo feito para que a Iquego, que hoje fabrica 12 medicamentos, possa chegar a 30 no final de 2015.
Gustavo Sebba disse que ficou realmente impressionado com a estrutura física da Iquego, mas, sobretudo, com a sua capacidade na fabricação de medicamentos de qualidade. "Vamos realizar um trabalho junto aos prefeitos, conscientizando-os da importância de adquirir medicamentos da Iquego, com dispensa de licitação e a preços mais baratos, alguns até 70% mais em conta do que os praticados pela iniciativa privada. E mais: o dinheiro público estará sendo revertido para obras públicas, sobretudo para investimentos na área social.”
O deputado ressaltou também a disposição dele de trabalhar para que a Iquego possa ser, em breve, o maior laboratório público do País. O parque industrial da empresa tem mais de 40 mil metros quadrados, sendo 15 mil metros quadrados de área construída e capacidade produtiva de mais de 1 bilhão de unidades de medicamentos por ano.
A Iquego é um dos 20 laboratórios públicos brasileiros e apresenta localização privilegiada, sendo o único estabelecido na região Centro-Oeste. Sua missão é produzir e comercializar medicamentos com qualidade e a preços competitivos junto aos Governos.
O Ministério da Saúde, um dos seus maiores clientes, deve cerca de R$ 10 milhões ao órgão do Governo de Goiás. De acordo com a Lei 8.666/93, por ser um laboratório público fica dispensado de licitações para órgãos públicos. Entre os medicamentos produzidos, destacam-se os destinados ao tratamento da aids, tuberculose, hanseníase, aparelho digestivo, hipertensão arterial, diabetes, quimioterápicos e antibióticos.
Nos próximos dias, a Iquego estará recendo o glicosímetro, um aparelho que mede a taxa de glicose no sangue para monitoramento da glicemia.