Notícias dos Gabinetes
A convite do MST, deputado Mauro Rubem chega à China para discutir sustentabilidade e inovação no campo

Entre os assuntos que serão tratados pela Brigada de Parlamentares Apoiadores do MST estão o combate às mudanças climáticas, a mecanização do campo, a produção industrial de bioinsumos — setor que deve movimentar cerca de US$ 45 bilhões mundialmente até 2032 — e a geração de energia limpa.
O deputado Mauro Rubem (PT) chegou à China nessa segunda-feira, 17, após uma longa viagem de mais de 16.000 quilômetros e uma jornada de mais de 30 horas. O parlamentar brasileiro desembarcou no segundo país mais populoso do mundo, com uma população de 1,4 bilhão de pessoas, destacando a importância da China nas relações comerciais globais, especialmente com o Brasil.
A viagem é uma ação promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), liderado pelas deputadas estaduais Marina do MST (PT-RJ) e Rosa Amorim (PT-PE), em parceria com a Universidade Normal do Leste da China. “Chegamos ao segundo país mais populoso do mundo, a China, que é um motor da economia global e o principal parceiro comercial agrícola do Brasil. Nosso objetivo aqui é desenvolver uma agenda intensa de trabalho com a Brigada de Parlamentares Apoiadores do MST”, afirmou Mauro Rubem.
A delegação de parlamentares brasileiros permanecerá na China até o dia 29 de março, com uma agenda repleta de compromissos, incluindo visitas a importantes pontos turísticos e históricos, como a Muralha da China e o Museu dos Mártires. Entre os assuntos que serão tratados estão o combate às mudanças climáticas, a mecanização do campo, a produção industrial de bioinsumos — setor que deve movimentar cerca de US$ 45 bilhões mundialmente até 2032, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) — e a geração de energia limpa.
No ano passado, uma parceria entre o Consórcio Nordeste e a Universidade Agrícola da China resultou no envio de 31 máquinas para os assentamentos do MST. Outras 50 máquinas foram doadas em colaboração com a Universidade de Brasília (UnB). A expectativa é o estabelecimento de novos acordos como estes.
Além disso, a delegação se reunirá com uma empresa especializada em inovação tecnológica voltada para o setor agrícola, com foco no apoio a pequenos produtores rurais e à agricultura familiar no Brasil. Mauro Rubem também participará de um debate com o Comitê Central do Partido Comunista Chinês. A iniciativa contará também com a presença da atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics, Dilma Rousseff.
Durante sua passagem por Xangai, o deputado teve a oportunidade, já no primeiro dia, de conhecer o Rio Huangpu, também conhecido como Rio Tissur Cem, que corta a cidade. De um lado, as construções mais antigas, que datam da ocupação francesa e inglesa, e do outro, a face moderna de Xangai, ilustrando o avanço da economia chinesa. A cidade é um exemplo claro do conceito de “sistema de dois regimes”, que reflete a coexistência do modelo socialista com características capitalistas.
A visita do deputado Mauro Rubem é uma oportunidade crucial para fortalecer as relações diplomáticas entre Brasil e China, além de expandir o diálogo sobre práticas políticas e estratégias voltadas para o desenvolvimento econômico e social de ambos os países.