Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
A convite do MST, deputado Mauro Rubem chega à China para discutir sustentabilidade e inovação no campo

18 de Março de 2025 às 10:26
A convite do MST, deputado Mauro Rubem chega à China para discutir sustentabilidade e inovação no campo

Entre os assuntos que serão tratados pela Brigada de Parlamentares Apoiadores do MST estão o combate às mudanças climáticas, a mecanização do campo, a produção industrial de bioinsumos — setor que deve movimentar cerca de US$ 45 bilhões mundialmente até 2032 — e a geração de energia limpa.

O deputado Mauro Rubem (PT) chegou à China nessa segunda-feira, 17, após uma longa viagem de mais de 16.000 quilômetros e uma jornada de mais de 30 horas. O parlamentar brasileiro desembarcou no segundo país mais populoso do mundo, com uma população de 1,4 bilhão de pessoas, destacando a importância da China nas relações comerciais globais, especialmente com o Brasil.

A viagem é uma ação promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), liderado pelas deputadas estaduais Marina do MST (PT-RJ) e Rosa Amorim (PT-PE), em parceria com a Universidade Normal do Leste da China. “Chegamos ao segundo país mais populoso do mundo, a China, que é um motor da economia global e o principal parceiro comercial agrícola do Brasil. Nosso objetivo aqui é desenvolver uma agenda intensa de trabalho com a Brigada de Parlamentares Apoiadores do MST”, afirmou Mauro Rubem.

A delegação de parlamentares brasileiros permanecerá na China até o dia 29 de março, com uma agenda repleta de compromissos, incluindo visitas a importantes pontos turísticos e históricos, como a Muralha da China e o Museu dos Mártires. Entre os assuntos que serão tratados estão o combate às mudanças climáticas, a mecanização do campo, a produção industrial de bioinsumos — setor que deve movimentar cerca de US$ 45 bilhões mundialmente até 2032, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) — e a geração de energia limpa.

No ano passado, uma parceria entre o Consórcio Nordeste e a Universidade Agrícola da China resultou no envio de 31 máquinas para os assentamentos do MST. Outras 50 máquinas foram doadas em colaboração com a Universidade de Brasília (UnB). A expectativa é o estabelecimento de novos acordos como estes.

Além disso, a delegação se reunirá com uma empresa especializada em inovação tecnológica voltada para o setor agrícola, com foco no apoio a pequenos produtores rurais e à agricultura familiar no Brasil. Mauro Rubem também participará de um debate com o Comitê Central do Partido Comunista Chinês. A iniciativa contará também com a presença da atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics, Dilma Rousseff.

Durante sua passagem por Xangai, o deputado teve a oportunidade, já no primeiro dia, de conhecer o Rio Huangpu, também conhecido como Rio Tissur Cem, que corta a cidade. De um lado, as construções mais antigas, que datam da ocupação francesa e inglesa, e do outro, a face moderna de Xangai, ilustrando o avanço da economia chinesa. A cidade é um exemplo claro do conceito de “sistema de dois regimes”, que reflete a coexistência do modelo socialista com características capitalistas.

A visita do deputado Mauro Rubem é uma oportunidade crucial para fortalecer as relações diplomáticas entre Brasil e China, além de expandir o diálogo sobre práticas políticas e estratégias voltadas para o desenvolvimento econômico e social de ambos os países.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.