Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais propõe instituir semana de conscientização e prevenção do choque anafilático

04 de Julho de 2023 às 10:55
Dr. George Morais propõe instituir semana de conscientização e prevenção do choque anafilático

O deputado Dr. George Moraes (PDT) assina o projeto de lei de nº 1086/23, que trata da instituição da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção do Choque Anafilático, a ser realizada anualmente na semana que inclui o dia 8 de julho, Dia Mundial da Alergia.  

A semana proposta pelo deputado, que é médico, objetiva educar, conscientizar e informar a sociedade sobre os sintomas do choque anafilático e a urgência de se buscar tratamento imediato. Os agentes causadores do problema, a forma de prevenção e, ainda, o estímulo ao uso de identificação de alerta médico pela pessoa que já tenha sofrido a reação, detalhando as alergias conhecidas para auxiliar a prestação de socorro, também serão tópicos abordados durante a semana. 

O que é 

Choque anafilático é o estágio mais grave de uma reação alérgica, que pode surgir repentina ou severamente, após a exposição a alérgenos, que na sua maioria advém do consumo de alimentos, drogas e veneno de inseto, o que pode levar à morte. 

Os sintomas são semelhantes aos da asma, pressão arterial baixa, seguidos de desmaios, confusão — geralmente no contexto de sintomas mais típicos de uma reação alérgica leve, como urticária, inchaço dos lábios ou rosto, dor abdominal ou vômito.  

Recomenda-se a observação cautelosa e rápida dos primeiros sintomas. A forma mais eficaz no tratamento é a injeção imediata de epinefrina intramuscular (adrenalina) ao primeiro sinal do choque anafilático e chamar uma ambulância. 

A propositura está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Major Araújo (PL). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.