Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário esgota pauta de projetos do semestre e entra em recesso

04 de Julho de 2023 às 19:54
Crédito: Maykon Cardoso
Plenário esgota pauta de projetos do semestre e entra em recesso
Sessão extraordinária híbrida
Em três sessões extraordinárias, realizadas nesta terça-feira, 4, os deputados estaduais fizeram um esforço concentrado para esgotar a pauta e encerrar o semestre. Da Governadoria foi votada, em segunda fase, a matéria que inclui a Procuradoria Geral do Estado no Conselho Administrativo Tributário. O projeto foi aprovado com 23 votos favoráveis e sete contrários. A maioria dos projetos deliberados é de parlamentares. Mais de 30 projetos receberam segunda votação e estão prontos para ir à sanção.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou três sessões extraordinárias na tarde desta quarta-feira, 4, quebrando o interstício entre duas votações, para ratificar o aval ao projeto de lei do Poder Executivo que ingressa a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no Conselho Administrativo Tributário (CAT). Durante as plenárias, passaram pelo crivo do Parlamento estadual uma proposta da Mesa Diretora e um pacote de proposições parlamentares em primeiro turno, e depois em segundo turno, em um esforço concentrado dos deputados para enxugar a pauta.

O Plenário aprovou em segundo turno, por 23 votos favoráveis e sete contrários, o projeto de lei 1203/23, que altera a Lei Complementar Estadual nº 58, de 4 de julho de 2006, e a Lei Estadual nº 16.469, de 19 de janeiro de 2009. A primeira norma dispõe sobre a organização da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Já a segunda regula o processo administrativo tributário e dispõe sobre os órgãos vinculados ao julgamento administrativo de questões de natureza tributária. Ao ser colocada em votação, no entanto, a propositura sofreu pedidos de vista dos deputados Mauro Rubem (PT) e Delegado Eduardo Prado (PL).

A propositura tem origem na PGE, que analisou o papel da advocacia pública no contencioso administrativo tributário e a possibilidade de atuação do órgão no Conselho Administrativo Tributário (CAT). A Procuradoria considera a necessidade de aprimorar constantemente essa modalidade processual, que se converte em instrumento de autocontrole da atividade tributária, para a garantia dos direitos do Estado e do contribuinte. “Quanto a este último, é preciso que ele pague os valores devidos sem estar sujeito a cobranças inconstitucionais ou ilegais. Assim, é efetivamente preservado o interesse público”, justifica o governador Ronaldo Caiado.

O ingresso da PGE como novo sujeito no CAT significa evolução no controle da legalidade do crédito, com a defesa do direito fundamental dos contribuintes no exercício da autocontenção por parte do Estado. Para isso, busca-se o aperfeiçoamento dos sistemas internos de aferição da legalidade dos créditos tributários.

Nesse cenário, é útil a informação por parte da PGE de que a participação das Procuradorias de Estado no processo administrativo tributário é comum e recorrente nas unidades da Federação. Das 27 unidades, apenas quatro não possuem previsão da referida participação. A mudança proposta também pretende a compatibilização com a Lei Complementar Estadual nº 104 (Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte no Estado de Goiás), de 9 de outubro de 2013. O inciso II do art. 32 dessa norma expressamente dispõe que os processos da administração pública devem observar a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em relação ao processo tributário.

“Dessa forma, a integração da PGE ao CAT diminuirá a litigiosidade, já que eventuais controvérsias relativas a tributos poderão ser resolvidas na fase administrativa. Além disso, no processo administrativo, existe o interesse do poder público de que a cobrança tributária esteja em conformidade com o direito aplicável aos fatos efetivamente ocorridos”, arremata.

Aprovação definitiva

Os deputados deram o último aval ao projeto de resolução n° 1300/23, de autoria da Mesa Diretora, com 27 votos favoráveis e nenhum contrário. A matéria altera a resolução n° 1008, de 20 de abril de 1999, que dispõe sobre a organização da Procuradoria-Geral da Alego.

O Plenário da Alego aprovou também, em segundo turno a proposição de n° 1013/23, que autoriza o Poder Executivo a doar imóveis ao município de Cachoeira Dourada para reforma e ampliação do hospital municipal. O texto é de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL). 

Com o acolhimento em segunda votação, já estão aptos à sanção governamental um pacote de projetos de lei, que incluía também propostas de Título de Cidadania Goiana, nomeação de próprio públicos e títulos de utilidade pública para entidades. Confira:

Processo no 433/23 – Deputada Rosângela Rezende - Institui a Política Pública Estadual de Conscientização e Atenção Integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa.

Processo nº 3059/19 – Deputado Henrique Cesar – Visa implementar campanha publicitária permanente nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, com cartazes impressos e fixados nas paredes, que tragam mensagens de valorização e respeito aos professores.

Processo nº 175/23 -  Deputado Dr. George Morais - Garante a realização do exame para diagnóstico do pé torto congênito em recém-nascidos.

Processo n° 125/23 - Deputada Bia de Lima - Assegura o direito das mulheres de terem, como acompanhante, uma pessoa de sua livre escolha nas consultas e exames em geral nos estabelecimentos públicos e privados de saúde goianos.

Processo nº 2676/20 - Deputado Karlos Cabral - Busca evitar a permanência de familiares e amigos de vítimas com covid-19 nas unidades hospitalares goianas.

Processo nº 509/23 - Deputado Anderson Teodoro – Altera a Lei nº 21.163, de 16 de novembro de 2021, a qual institui o Programa Goiano de Dignidade Menstrual.

Processo 3741/19 - Deputado Talles Barreto - Visa implementar e disciplinar sistema de coleta, reciclagem ou reutilização de lixo tecnológico em Goiás.

Processo nº 4383/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado - "Institui o mês estadual Setembro Verde, dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos.

Processo nº 1004/23 – Deputado Jamil Calife - Dispõe sobre a criação do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Iris Rezende Machado, situado no município de Catalão.

Processo nº 1026/23 – Deputado Amauri Ribeiro (UB) - Inclui no Calendário Cívico, Cultural E Turístico Do Estado de Goiás as Cavalhadas do município de Hidrolina..

Processo nº 789/23 – Deputado Talles Barreto (UB) - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a tradicional Corrida da Aleluia, no município de Pilar de Goiás.

Processo nº 723/23 – Deputado Amilton Filho (MDB) - Declara como patrimônio cultural imaterial as comemorações da Festa do Divino Espírito Santo, realizada no município de Santa Cruz de Goiás.

Processo nº 772/23 – Deputado Amauri Ribeiro (UB) - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a "Festa de Santa Rita de Cássia" do município de Pontalina - GO.

Processo nº 794/23 – Deputado Amauri Ribeiro (UB) - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás as Cavalhadas do município de São Francisco de Goiás.

Processo nº 795/23 – Deputado Amauri Ribeiro (UB) - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás as Cavalhadas do município de Crixás.

Processo nº 950/23 – Virmondes Cruvinel (UB) - Dispõe sobre o reconhecimento do bem imaterial Festa de Santo Antônio como Patrimônio Cultural Goiano.

Processo nº 1027/23 – Amauri Ribeiro (UB) - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás as Cavalhadas do Município de Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina).

Processo nº 996/23 – Deputado Mauro Rubem - Confere ao município de Goiânia o título de "Capital da Art Déco".

Processo nº 1694/23 – Deputado Amilton FilhoInclui no Calendário Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Festival Bar Em Bar.

Processo nº 249/23 – Deputado Paulo Cezar - Altera a Lei n° 19.075, de 27 de outubro de 2015, para dispor sobre a obrigatoriedade de as Unidades da Rede Estadual de Ensino disporem de profissionais de apoio escolar para atender a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Processo nº 157/23 – Deputado Dr. George Morais – Dispõe sobre o funcionamento da sede simbólica conforme projeto que designa “Minha Cidade, Capital por um Dia”.

Processo nº 546/23 - Deputado Cristiano Galindo – Pleteia que o desfile dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros da Romaria do Divino Pai Eterno seja reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Estado de Goiás. 

Processo nº 10201/22 – Deputado Wagner Neto - Institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional.

Processo nº 575/23 - Deputado Cristiano Galindo - Pretende instituir o Calendário de Rodeios no Estado para estimular a visitação pública destes eventos, em 40 municípios goianos, listados dentre os principais desta categoria em Goiás. 

Processo nº 273/23 - Deputado Coronel Adailton - Declara patrimônio cultural e imaterial goiano os doces produzidos no município de Nerópolis.

Processo nº 164/23 – Deputado Dr. George Morais - Confere ao Município de Caiapônia o título de "Capital das Cachoeiras".

Processo nº 272/23 – Deputado Bruno Peixoto - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Prêmio Mulheres Empreendedoras, realizado no município de Goiânia. 

Processo nº 1693/22 -  Deputado Amilton Filho - Reconhece a jantinha como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. 

Processo nº 231/23 - Deputado Veter Martins – Torna patrimônio cultural e imaterial goiano a produção de pingas saborizadas, a partir das frutas do cerrado, realizada pela Casa Dodô na cidade de Goiás.

Processo nº 10468/22 – Deputado Karlos Cabral - Considera atos discriminatórios ou ofensivos contra a mulher qualquer tipo de manifestação ou ação violenta, constrangedora, intimidatória ou depreciativa, resultante de preconceito de gênero ou da condição feminina.

Processo nº 10708/22 – Deputado Lucas Calil – Trata do tombamento do "Marco Zero" de Goiás, localizado no encontro do Rio Vermelho com o Rio Bugre, em Buenolândia, distrito da Cidade de Goiás. 

Processo nº 518/23 - Deputado Bruno Peixoto - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a Paixão de Cristo, realizado na Paróquia Nossa Senhora da Assunção no município de Goiânia.

Processo nº 793/23 – Amauri Ribeiro (UB) - Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás as Cavalhadas do Município de Jaraguá.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.