Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenageados enaltecem a ação social das Associações Pestalozzi nos 99 anos de existência

08 de Outubro de 2025 às 10:50

Em sessão solene em homenagem aos 99 anos da Associação Pestalozzi do Brasil, a presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Estado de Goiás, professora Gelli Santos, em seu discurso destacou o orgulho que sente pelas pessoas que integram o movimento e pela trajetória construída ao longo dos anos. “O orgulho que temos é de mostrar que, antes da deficiência, existe uma pessoa. E essa pessoa é muito especial para nós. É por isso que a Associação Pestalozzi existe: para acolher, respeitar e oferecer oportunidades.”

Gelli Santos relembrou o início de sua trajetória e o apoio recebido na fundação da Associação Pestalozzi de Anápolis. “Fundamos a associação dentro do prédio da  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para mostrar que caminhamos juntos, de mãos dadas, pela inclusão. Conheci o movimento pestalozziano em um dos momentos mais dolorosos da minha vida, e foi ali que aprendi a transformar dor em serviço, fé e amor.”

Ao agradecer a homenagem proposta pelo deputado Julio Pina (SD), ela destacou que o reconhecimento vai além de nomes e instituições. “Essa homenagem não é individual, ela representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, realizado com amor. É uma homenagem a cada educador, profissional de saúde, terapeuta, voluntário, família e, sobretudo, a cada pessoa com deficiência que encontrou nas Associações Pestalozzi um espaço de acolhimento, respeito e oportunidades”, concluiu.

Educação

A representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luzherminia Carvalho Lima, falou que se sente muito  honrada em participar dessa comemoração que celebra os 99 anos da Associação Pestalozzi do Brasil. “Sou professora e trabalho há 22 anos na educação especial, portanto conheço de perto a realidade do que é trabalhar com as pessoas com deficiência. É um grande desafio enfrentar as diversas dificuldades na busca do conhecimento, mas é grandioso quando se percebe o resultado.”

A professora finalizou agradecendo a oportunidade de contribuir com o processo de desenvolvimento das associações pestalozzianas e destacou: “Quando encontramos alguém que oferece uma homenagem para esse movimento, como é o caso de hoje, a gente percebe os resultados que podem ser colhidos”. 

A presidente da Associação Pestalozzi de Senador Canedo e vice-prefeita do município, Salma Bahia, explicou que o trabalho feito pela instituição  transforma vidas, ao oferecer amor, acolhimento e oportunidades para pessoas com deficiência intelectual e múltipla”. Ela ressaltou a importância do apoio da Secretaria de Educação, do Governo de Goiás, e de todos os profissionais envolvidos, lembrando que a missão do movimento é guiada pelo compromisso com dignidade e inclusão.

Ao encerrar, Salma Bahia prestou homenagem às famílias e aos membros da entidade reafirmando que o movimento é fruto de esforço coletivo, solidariedade e responsabilidade social. “Estamos rumo aos 100 anos do movimento, uma história construída com amor e dedicação, e todos aqui presentes fazem parte dela”, finalizou

Reconhecimento

O ex-vereador por Niquelândia Erivaldo Mendanha falou que hoje é um dia muito especial por celebrar os 99 anos de um movimento que se dedica às pessoas com deficiência.Ele observou que a força de uma sociedade é demonstrada na forma como ela cuida e estende as mãos para aqueles que mais precisam. E disse que gosta da Parábola do Bom Samaritano, que narra que várias pessoas passam por uma cidade, mas é o estrangeiro que se sensibiliza com as pessoas que ali vivem. 

Mendanha salientou o papel do deputado Julio Pina por demonstrar não só em discurso e em palavras, mas também em atitude, quando enviou a  primeira emenda do seu atual mandato para a Associação Pestalozzi de Senador Canedo. “Estou muito feliz e recebi com muita alegria a notícia de que o nosso município deve receber uma associação pestalozziana e juntos podemos dar continuidade a esse trabalho lindo que muda a vida de tantas pessoas.” 

Em seguida, o deputado Julio Pina entregou a Medalha Pedro Ludovico Teixeira ao segundo sargento da Polícia Militar Jarbas de Carvalho. 

A vice-presidente da Associação de Pestalozzi da cidade de Rio Verde, Ancila Lúcia Lelis Borges, reforçou a relevância da homenagem, afirmando que recebe o reconhecimento com grande prazer e orgulho. "Ele representa não apenas a nossa história de quase 100 anos, mas a dedicação de profissionais, voluntários e famílias que diariamente trabalham pela inclusão e pelo desenvolvimento das pessoas com deficiência. Agradecemos ao deputado Pina pelo carinho, pelo apoio e por nos guiar nesta trajetória."

Ancila Borges ressaltou que o certificado entregue é um reconhecimento coletivo, representando todas as unidades da associação, e destacou que a atuação voluntária nas áreas de educação, saúde e reabilitação segue baseada nos princípios da solidariedade e da dignidade humana.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.