Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Gomide apresenta projeto para facilitar bloqueio e recuperação de celulares roubados em Goiás

22 de Outubro de 2025 às 10:50
Gomide apresenta projeto para facilitar bloqueio e recuperação de celulares roubados em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, nesta terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei que torna obrigatória a inclusão do número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) nas notas fiscais de venda de celulares. A proposta tem como objetivo facilitar o rastreamento, bloqueio e recuperação de aparelhos roubados ou furtados. O número deverá constar de forma clara e legível na nota fiscal, sob pena de sanções administrativas.

O texto prevê que estabelecimentos comerciais e operadoras de telefonia também passem a ter responsabilidades. As lojas deverão informar os consumidores sobre a importância do registro do IMEI e orientar sobre o bloqueio em caso de roubo. Já as operadoras terão até 24 horas após o registro do boletim de ocorrência para bloquear o aparelho e colaborar com as autoridades no fornecimento de dados para investigações. A proposta também institui o envio de intimações eletrônicas para devolução voluntária de aparelhos suspeitos de origem ilícita, no prazo de 72 horas.

O projeto cria o Programa Estadual de Recuperação de Celulares (PERC), chamado “Devolve Meu Celular”, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública de Goiás. A iniciativa busca integrar bases de dados, promover campanhas educativas e incentivar a devolução voluntária de aparelhos roubados. O descumprimento das regras poderá resultar em multas e responsabilização civil ou penal, cabendo a fiscalização à Anatel, à Polícia Civil e aos órgãos de defesa do consumidor.

Inspirado na Lei Estadual nº 8.488/2024, do Piauí — que reduziu em 50% os roubos de celulares —, o projeto adapta e aprimora medidas que já se mostraram eficazes em outros estados. 

“Em um cenário de crescente digitalização e dependência dos dispositivos móveis, esta lei não apenas reduz os impactos financeiros sobre as vítimas, que perdem dados e enfrentam custos de reposição, como também contribui para desarticular organizações criminosas que utilizam o roubo de celulares como porta de entrada para crimes mais graves, como fraudes bancárias e extorsões”, justificou Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.