Ícone alego digital Ícone alego digital

Os desafios da democracia na era pós-moderna são tema de seminário na Alego

30 de Junho de 2023 às 18:50

Os desafios da democracia na era pós-moderna foram colocados em pauta durante seminário na tarde desta sexta-feira, 30, na Alego. Na oportunidade, participaram do debate o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; o deputado federal Gustavo Gayer (PL); o advogado Cristovam Filho e os médicos Marília Emília Gadelha e Carlos Eduardo Nigro. O deputado estadual Fred Rodrigues (DC) acompanhou as discussões na plateia.

O encontro começou com a fala do presidente da Comissão de Estudos da Advocacia Conservadora (CEJAC) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Cristovam Filho. Segundo ele, o objetivo é  trazer visões de diferentes áreas para ajudar a entender o momento político no Brasil.

“Hoje, o conservador está na contramão do mundo, mas é uma posição que tomamos com coragem e determinação. Nosso papel é de resistência”, afirmou. O advogado defendeu que a separação entre fé e razão é um erro que deve ser combatido. Além disso, falou sobre a importância de unir forças em prol da consolidação e expansão do pensamento conservador e da necessidade de resgatar o elemento religioso no âmbito político.  

Em seguida, foi a vez de Ernesto Araújo tomar a palavra. O ex-chanceler começou elogiando a iniciativa do debate e agradecendo o convite e logo passou a defender sua posição de que a democracia atual não é verdadeira. 

“Acho interessante o conceito de pós-modernidade porque ela é o abandono pela busca do sentido, ela não retoma as tradições. Na política, isso se traduz em ataques à liberdade disfarçados de democracia. Hoje, as ameaças à democracia vem de dentro dela mesma”, afirmou. 

Conforme Araújo, “quem decide o que pode ou não é quem detém o poder, e esse detentor que passa a ser o parâmetro para definir o justo. Essa autorreferencialidade é o que está destruindo a nossa democracia”. 

A médica paulista, Marília Emília Gadelha, falou sobre os desafios da democracia no âmbito da saúde. “É um verdadeiro desafio estarmos aqui porque falar a verdade se tornou um problema”, declarou. Para exemplificar, Gadelha expôs situações em que acabou criticada pela mídia nacional por falar sobre as vacinas contra a covid-19, tema principal de sua participação no seminário. 

O parlamentar federal, Gustavo Gayer, refletiu sobre o conceito de pós-modernidade. “A democracia pós-moderna é o oposto do que uma democracia deve ser, há uma apropriação da ideia sem buscar aplicá-la de verdade”. Em sua opinião, o processo de desvirtuação no conceito começou gradativamente e tem, em seu epicentro, o jornalismo e a educação. 

“Agora, vivemos a ebulição de tudo isso. Mas o povo brasileiro não foi totalmente aprisionado por esse arcabouço ideológico, grande parte graças ao advento da internet, que deu voz a qualquer pessoa”, analisou. Gayer atribuiu ao universo on-line o crédito para a possibilidade de organização da comunidade conservadora. 

Ao encerrar sua fala, o deputado declarou que deve-se insistir na luta pela democracia não pelo modelo político em si, mas pelas crianças, o “futuro do país”. “Lutaremos pela democracia para proteger nossas famílias”. 

O médico Carlos Eduardo Nigro refletiu sobre as relações entre os conceitos de saúde e a ideologia. De acordo com ele, ideologias totalitárias são a base da ideia de que a saúde de cada cidadão é um dever do Estado. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.