Lucas Calil pleiteia reconhecimento a movimento de bandas musicais goianas
O deputado Lucas Calil (MDB) é o autor do projeto de lei n°1157/23, cujo objetivo é reconhecer o "movimento das bandas de baile" como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás.
Na justificativa da propositura, o legislador anota que houve um movimento das bandas de baile no Estado, especialmente entre o final da década de 1960 e a década de 1990, que ainda perdura.
No entendimento do deputado, esse movimento proporcionou legado extraordinário à cultura musical de Goiás. "No referido período, o nosso Estado viveu a efervescência desse movimento, com a criação e o funcionamento de quase uma centena de bandas ou denominados 'conjuntos' na capital e em diversas cidades do interior goiano, embalando as festas em salões de clubes e casas de eventos por todo o Estado e até em outras unidades da federação."
Calil anota que o documentário "Pelas Bandas de Baile" traz fotos, vídeos e depoimentos de alguns líderes de bandas que marcaram época em Goiás, tanto daquelas formadas na capital quanto os conjuntos de cidades do interior, como: Os Diagonais (Goiânia), Embalos 7 e Os Bárbaros (ambas de Trindade); Marcantes (Nova Veneza), e a The Kinstone (Aloândia), entre outras.
O projeto tem por finalidade dar relevância à cultura goiana, valorizando o referido movimento que garantiu sustento para centenas de famílias.
O texto foi recebido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e a relatoria está a cargo da deputada Vivian Naves (PP).