Bia de Lima lamenta ataque em escola de Anápolis e cobra valorização profissional para professores
Durante a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) de 2024, a deputada Bia de Lima (PT) usou a tribuna do Legislativo para lamentar um fato triste para a educação goiana. "Tinha me preparado para usar a tribuna e falar sobre matérias positivas, importantes e esperançosas, mas, infelizmente, acabo de receber uma notícia triste. Um estudante foi assassinado na porta de uma escola e outros ficaram feridos, em Anápolis".
A parlamentar se referiu a um ataque registrado nesta terça-feira, 20, na porta do Colégio Estadual Leiny Lopes de Oliveira, localizado no Parque Calixtópolis, em Anápolis. "Precisamos compreender que a sociedade precisa de segurança. Muitos acham que a segurança deve estar dentro da escola, mas a segurança se faz necessária, especialmente, fora dela. Assim, não chega a entrar no circuito educacional, ou seja, dentro do limite da atuação dos professores com os estudantes. Por isso, cobramos inúmeras medidas", disse.
A parlamentar afirmou que escuta diariamente que a Educação em Goiás vive às mil maravilhas. "Quem dera", continuou. "Melhoramos sim. Porém, precisamos entender efetivamente que educação não se faz só com prédios reformados e escolas bonitas e sim com a valorização de seus profissionais. Já cobrei por duas vezes uma análise da construção de um novo plano de carreira para os professores de Goiás. Cobrei também que novos investimentos cheguem aos professores. Aqui não falo apenas de infraestrutura. Precisamos de um olhar mais atento para esses profissionais e também para os administrativos da educação", pontuou.