Assembleia Legislativa homenageou o movimento muladeiro de Goiás, por proposta do deputado Amauri Ribeiro

Em sessão solene realizada na quarta-feira, 30 de abril, o Parlamento goiano reconheceu a contribuição do movimento dos muladeiros para o estado de Goiás. A iniciativa foi do deputado Amauri Ribeiro (UB), com a intenção de dar visibilidade ao movimento, que reúne criadores, condutores e montadores de mulas, além de outras pessoas que apoiam a atividade em suas vertentes.
Representando a força da cultura caipira, fortemente presente nas raízes goianas, participantes do movimento compareceram à solenidade, com seus trajes típicos: chapéus, botas, lenços. Entre os presentes, uma figura folclórica das mais conhecidas do universo sertanejo goiano: o berranteiro Zé Capeta, com seu inseparável berrante, uma mistura de instrumento musical com ferramenta de trabalho do peão de boiadeiro.
Presidida pelo propositor da homenagem, a mesa diretiva da solenidade foi assim composta: vereador pela capital, Denício Trindade (UB), representando a Câmara Municipal de Goiânia; presidente da Associação Brasileira de Criadores de Muares (ABC Muares), Waldijan Terêncio; presidente da Comitiva Rancho Tend Tudo, Jocemeire Silveira Silva de Sousa; diretor da ABC Muares, Fábio Barbosa de Oliveira Jr.; presidente da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), Corival de Sousa Vieira; vice-presidente da ABC Muares, Roberto Paulinelli; representante da ABC Muares, Uilismar Alves Rosa; empresário Túlio Constantino dos Santos; vereador por Iporá Cássio Lara (Cidadania); coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de Goiás, Marcelo Fernando Ranulfo; e juiz federal Fernando Cleber.
Antes do início dos discursos, foi exibido um vídeo que documenta o movimento dos muladeiros em Goiás.
Família dentro
Ao discursar, o deputado Amauri Ribeiro revelou que houve um tempo em que não se interessava pelos muares, preferia raças de cavalos, mas, quando conheceu esses animais, por intermédio de um irmão, mudou de opinião. Segundo ele, a partir da primeira vez que montou em uma mula, passou a criar esses animais.
Ele também afirmou que admira a cultura da união entre os muladeiros. “Meu irmão já me dizia isso: a turma dos muladeiros é diferenciada, é uma turma mais unida. O muladureiro traz a família para dentro (do movimento). E eu fui descobrindo isso, a gente vê isso nesses encontros de muladeiros, como o de Iporá, o de Goiânia, em que a família está em volta.”
Em seguida, a presidente da Comitiva Rancho Tend Tudo, Jocemeire Sousa, falou aos presentes, destacando a satisfação e a felicidade que ela tem de ser muladeira, por ajudar a manter viva a tradição da lida com os animais.
Ela citou a experiência de ser uma mulher muladeira em um meio que ainda é predominantemente masculino, mas que vem mudando aos poucos. “É um orgulho falar da força, da garra, do amor com que as mulheres vêm conquistando o respeito de liderar as comitivas, mostrando a tradição. Também é o lugar representativo feminino. É um orgulho muito grande para mim.”
Na sequência o presidente da ABC Muares, Waldijan Terêncio, fez uso da palavra, agradecendo ao deputado Amauri Ribeiro, em nome da entidade, pelo reconhecimento feito à cultura muladeira. O líder classista falou da importância dos encontros de muladeiros para o aprimoramento genético das raças e manutenção da tradição das comitivas, vinda desde a chegada de Pedro Ludovico nas terras que depois vieram a se tornar a capital do estado.
A solenidade contou ainda com apresentações musicais de vários artistas, como a dupla Léo Reis e Bruno, o violeiro Rafael e a violeira Lara. Também não poderia faltar a apresentação do berrante de Zé Capeta.
União
O vereador Denício Trindade (UB) manifestou o reconhecimento pelo trabalho de Amauri Ribeiro em defesa de tudo que cerca o agronegócio. Ele também ressaltou a união como um dos pontos mais marcantes da tradição dos muladeiros.
Trindade destacou as ações que tem desenvolvido, como parlamentar, em prol do movimento dos muladeiros e das comitivas, como o projeto de lei que prevê a inclusão do Encontro dos Muladeiros no Calendário Oficial da capital, outro que propõe a criação do Dia do Berranteiro e, ainda, mais um que concede o título de cidadão goianiense a Zé Capeta, “pessoa que já levou o nome do nosso estado pelo Brasil afora, já participou de novelas. E esse título, Zé Capeta, é mais que merecido, você é a cara dos muladeiros, você é a cara do nosso estado de Goiás.”
Ao fim do evento, dezenas de participantes e apoiadores do movimento dos muladeiros receberam o Certificado do Mérito Legislativo.