Ícone alego digital Ícone alego digital

Da tribuna, Antônio Gomide questiona projeto que trata da aposentadoria dos servidores públicos

12 de Agosto de 2020 às 15:24

Em pronunciamento no Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 12, o deputado Antônio Gomide (PT) disse que queria externar sua preocupação com um projeto apresentado na reunião de ontem da Comissão Mista. Segundo ele, o assunto é preocupante, assim como a forma com que a Assembleia está tratando o projeto, que trata da segregação em massa dos segurados do regime próprio, que, de acordo com o deputado, é a mola mestra em relação aos aposentados.  

Para Gomide, depois da discussão nacional da Reforma da Previdência, o que não deu certo no Congresso Nacional, “estão tentando fazer em Goiás”.  E continuou dizendo que o governador Ronaldo Caiado quer implementar em Goiás um Fundo Previdenciário, que terá a capitalização como regime financeiro. Para ele, a capitalização é um grande sacrifício para os funcionários. “Hoje, o sistema é de repartição simples, onde quem está na ativa trabalha e recolhe para pagar para aqueles que estão aposentados. É uma cadeia solidária”.

Ele criticou o projeto, que não vai passar por nenhuma audiência pública e nenhum tipo de consulta ao servidor. Além disso, é um projeto que muda o sistema, que terá uma característica individual e não mais solidária. O parlamentar acredita que quem ganha menos será o mais prejudicado, além de não ter nenhum controle sobre essa poupança, que será a aposentadoria do servidor.

Por fim, o deputado criticou também as alterações no regime previdenciário dos militares, que vai ser mantido no sistema de repartição simples. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.