Ícone alego digital Ícone alego digital

Propositura que altera normas para a realização de concursos públicos recebe sinal verde do Plenário em 1ª fase

19 de Agosto de 2021 às 16:25

O Plenário do Legislativo goiano aprecia, nesse instante, a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 19. Dentre as matérias aprovadas em primeira fase está a de nº 6453/21, de autoria da Governadoria do Estado, que promove adequações na legislação de regência dos concursos públicos em Goiás. O placar da votação registrou 16 votos favoráveis e dez contrários.  

A proposta é de iniciativa da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Elas buscam, com o projeto, maior eficiência, sanar os conflitos existentes e, também, adequar a legislação de regência dos concursos públicos à Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, que institui o regime jurídico dos servidores públicos civis do estado de Goiás, das autarquias e das fundações públicas estaduais.

Uma das alterações trata da isenção do pagamento da taxa de inscrição em concurso público. A Governadoria do Estado destaca que a alteração é necessária, visto que não é razoável a exigência de comprovação da doação regular de medula óssea por, pelo menos, três vezes nos doze meses antecedentes à publicação do edital do concurso, conforme atualmente consignado no seu inciso 11.

Votaram contra a proposição os seguintes parlamentares: Alysson Lima (Solidariedade), Antônio Gomide (PT), Cláudio Meirelles (PTC), Delegada Adriana Accorsi (PT), Delegado Humberto Teófilo (PSL), Gustavo Sebba (PSDB), Helio de Sousa (PSDB), Lucas Calil (PSD), Zé Carapô (DC) e Lêda Borges (PSDB). 

Como a matéria foi aprovada em primeira fase, ela precisa receber o aval do Plenário da Alego em uma segunda e definitiva etapa para que ela esteja apta a ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.